Cuidados necessários para mudas e sementes nativas

As recomendações abaixo vão te ajudar a ter uma germinação adequada e uma muda mais saudável.


É normal que nem todas as sementes germinem, por isso, cuide bem das suas sementinhas.

Pegue um isopor, papel toalha, sementes e agua. No isopor ponha um folha de papel umedecido e ponha as sementes sobre essa folha. Cubra as sementes com outra folha e umedeça mais.


Deixe por 48h e não deixar elas ficarem seca neste processo.


Após essa quebra de dormência, plante no substrato a cerca de 5cm da superfície.



Floração: Junho e julho: ipê-roxo· Julho e agosto: ipê-amarelo· Fim de agosto: ipê-rosa· Setembro: ipê-branco e ipê amarelo

O jacarandá-mimoso é uma árvore decídua a semi-decídua, de floração muito exuberante. Seu porte é pequeno, alcançando cerca de 15 metros de altura. O caule é um pouco retorcido, com casca clara e lisa quando jovem, que gradativamente vai se tornando áspera e escura com a idade.


Os frutos surgem no outono, são lenhosos, deiscentes e contém numerosas e pequenas sementes.


Como plantar: Coloque as sementes por cima do solo umedecido. Coloque uma camada de um 1 cm de solo, sobre as sementes e umedeça.

Coloque as sementes para germinar em sementeira ou saquinhos individuais, em terra misturada a areia e composto orgânico em partes iguais, mantendo-as à meia sombra. Cubra com um tico de substrato peneirado e regue duas vezes ao dia, sem encharcar.

Deixar as sementes na agua cerca de 3 a 4 horas para que as incham e logo depois coloque elas na sementeira ou saquinhos individuais juntamente com o substrato cobra com um pouco de substrato e molhe.

Para conseguirmos fazer com que a água penetre na semente e quebrar a sua dormência tegumentar, iremos escarificar / raspar levemente o lado do cabinho da semente até aparecer uma ponta branca. E para isso, vamos utilizar uma pequena lixa de unha, ou qualquer outra lixa fina que você tenha em mãos.


Lixe até visualizar a semente branquinha por dentro. Pegue um pouco de agua e deixe por 48H, mas lembre-se de trocar essa agua depois de 24H.


Em seguida so colocar na na sementeira ou saquinhos individuais juntamente com o substrato cobra com um pouco de substrato.

Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-arenoso.


Cobri-las com uma leve camada do substrato peneirado e arrigar duas vezes ao dia. Transplantar as mudas para canteiros individuais quando atingirem 3-5 cm

Você vai precisar de uma vasilha com tampa transparente com papel toalha, algodão ou até mesmo papel higiênico.


Umedeça a tampa sua vasilha, lembrando que a tampa tem que ser transparente! Pode até ser um pote de margarina pra entra luminosidade.


A germinação ocorre depois de 17 dias. Dentro desse período sempre olha elas e ver como esta se está úmido ou seco. Caso esteja seco, umedeça um pouco. Não precisa encharcar! Após isso, transfira para onde irá nascer a muda.

Serve para todas as patas de vaca.


Pegue um papel tolha e corte no meio, feito isso dobre e coloque em um recipiente, pegue algumas sementes e ponha neste recipiente já com o papel tolha.


Depois disso coloque a outra metade do papel. Depois coloque um pouco de água para umedecer e deixa por 48 horas.


Se a água secar, umedeça um pouco mais. Após as 48h horas as sementes estarão prontas para fazer a muda.

Época de Floração: Agosto a outubro.


Quebra de dormência: Não há necessidade.


Local de Plantio: O plantio pode ser feito em canteiros diretamente ou em embalagem plástica. Orienta-se a utilização de substrato ou terra vegetal.


Semeio: Para que se faça uma muda, coloca-se de 2 a 3 sementes por cova/embalagem. Após o semeio, cubra com terra superficialmente.


Irrigação: Irrigue no mínimo 2 vezes ao dia.


Germinação: A emergência da mesma ocorrerá entre 1 a 25 dias.

Germinação das sementes: devem ser colocados para germinar em bandejas ou sementeiras contente como substrato a mistura de solo + serragem curtida na proporção volumétrica sementes germinadas, com 30 a 40 dias após a semeadura.

Quebra de Dormência: Não há necessidade.


Como Plantar: Colocar os frutos para germinação, logo que colhidos, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso; cobri-los com uma fina camado do substrato peneirado e irrigar duas vezes por dia. A germinação é baixa. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando com 4-5 cm. Os desenvolvimentos das plantas no campo é muito rápido.


Mês de Coleta: Dezembro.

Sementes por Cova: 2.

Tempo Médio de Germinação : 45 Dias.

Luminosidade: Sol pleno.

Solo de Plantio: Áreas secas.

Porte da Árvore: De 6 a 12 metros.

Instrução de Semeadura: Colocar as sementes para germinar em canteiros a semi-sombreados contendo substrato e cobrir com uma leve camada de substrato. A taxa de germinação geralmente é baixa. Alguns dias após a germinação transplantar para recipientes individuais contendo solo adubado com esterco curtido de curral. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado, não ultrapassando a altura de 2 m aos 2 anos de idade.


Tempo para Germinação: 30 a 60 dias.

KIT HORTINHA CASEIRA

Plantar o kit hortinha é simples.


Basta colocar a mistura de terra e adubo até a metade da covinha.

Coloque duas sementes e cubra.


Agora siga os passos abaixo.

Ainda não tem uma

semente ou muda para plantar?

Escolher Semente